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trabalhos / selected works

e se esse poste fosse uma
árvore? | 2015
Intervenção em postes públicos realizada na exposição ESSA CIDADE É INVISÍVEL? SP | NYC em São Paulo e Nova York simultaneamente.
 
essa cidade é invisível? | 2015
Iniciativa de Sylvia Sanchez, da CicloUtopia, que tem por objetivo utilizar a arte para discutir a cidade e a bicicleta, criando um diálogo visual entre as duas metrópoles. Realizada em São Paulo e Nova York simultaneamente, a exposição tem curadoria de Jeanne Hilary e Baixo Ribeiro.
 
memória em extinção | 2014
Casas de pássaro distribuídas na fachada do Museu do Telefone chamam a atenção de quem passa pela praça. Ao invés de ver e ouvir pássaros como esperado, histórias de pessoas e a cidade são transmitidas por autofalantes instalados dentro dessas casas.

eu sou patrimônio cultural | 2013
Intervenção na Praça Central de Bragança Paulista com uma banquinha trocando memórias por camisetas. A condição para ganhar o brinde era ser bragantino, ou morar em Bragança, e contar uma história, memória sobre sua vida ou a cidade.
 
plano diretor | 2013
Inspirada na Lei de Acesso à Informação (LAI), que exige dos governos uma política de transparência das informações de interesse público, quadros com trechos do plano diretor foram fixadas em fachadas de edifícios tombados e degradados.
 
22 FILE | 2012
Para essa edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica foram selecionados 2 filmes:
:: O Vejo, 2011
:: Origem , 2011

o vejo | 2011
FIlme para a música O Vejo de Raquel Coutinho. Filmado na Fazenda Serrinha, foi premiado na VIII Mostra Competitiva de Audiovisual, em Riberão Preto, na categoria Videoclipe como melhor filme.

 
origem | 2011
Videoarte concebida como um livro videográfico experimental. Através da seleção cronológica de objetos naturais, essa espécie de "conto visual" recria de forma simbólica e subjetiva a história do universo e do mundo.
 
ilhas verdes | 2011 (em processo)
Projeto de landart na Fazenda Serrinha que incorpora processos de reflorestamento em área de pastagem. Devido a situação árida do solo e presença de animais, a execução ocorre em constante diálogo entre homem, animal e natureza.

céus artificiais | 2010
Série de fotografias de céus com desenhos geométricos formados artificialmentes pela fumaça deixada pelos aviões, devido ao efeito de condensação, que ao revelar o tráfico aéreo criam uma nova ordem de orientação e percepção espacial.
 
tire sua venda | 2009
O Projeto TIRE SUA VENDA integra ações, no espaço público e expositivo, e video instalação num processo contniuo de investigação local e diálogo com o circuito contemporâneo das artes plásticas.
 
5º poder | 2009
Ação realizada em frente a Praça dos 3 Poderes, em Brasília, que materializa o ideal de democracia no exato momento em que o povo tem o poder político nas mãos. Uma crítica à política brasileira pela falta de compromisso com as necessidades básicas da nação.

arquiteturas sk8 | 2009
São fotografias e imagens digitalizadas de revistas de skate, antigas e atuais, que passam por tratamento gráfico no qual o skatista é removido da cena. Embora ele seja o protagonista, não está mais presente como pessoa mas como memória.

notas aéreas | 2009
Desenhos e fotografias realizadas durante viagens aéreas, a partir da observação da paisagem. São imagens sobrepostas por processo digital, que criam espécies de cartografias, como mapas, de conexão entre o céu e a terra.

prisão domiciliar | 2008
Ação com projeções sobre prédios de bairro nobre da cidade de São Paulo. Trazer para discussão pública a construção da cidade e padrões estabelecidos, como os condomínios de luxo, construídos como se fossem fortalezas de segurança.

janelas da realidade | 2008
Conjunto de memórias, impressões e registros dispostos em composições que recriam a realidade e discutem a condição global do homem contemporâneo. Objetos , pedras, madeiras e papelão coletados no tempo e espaço público são postos ao espectador como uma narrativa-não-linear, numa tentativa de resgate da existência humana através de seus próprios vestígios.
 
(i)mobiliária | 2008
Iinstalação idealizada a partir do processo de reflorestamento na Fazenda Serrinha, Bragança Paulista, com móveis domésticos como cadeiras e bancos instalados nos galhos de árvores como suas extensões, de modo a criar um ambiente de reflexão, de "estar".
"Móveis imóveis, árvores móveis...
Deslocar, replantar, transformar, ( I )MOBILIÁRIA."
 
almagêmeas | 2008
Um prego de duas cabeças não tem mais função embora nos traz uma idéia de resistência e igualdade.
Esse conceito é aplicado em impressões gigantográficas e objetos.


realidade tipo exportação | 2006/08
A série Realidade Tipo Exportação pretende discutir a influência que sofremos diariamente pela midia e publicidade que tentam impor, através de culturas enlatadas, padrões estéticos e de consumo, como o cinema americanos, terror e o mundo fashion. Diferentes tipos de latas, brinquedos quebrados, areia e cimento são os maeterias empregados na confeccção.
 
are(sampa) | 2004/08
O trabalho é uma homenagem a cidade de São Paulo de hoje. Como representação do crescimento urbano alguns pontos significativos para a cidade foram destacados e escolhidos para a captação de ar. O ar existente em cada garrafa representa a particularidade de cada local e a miscigenação de culturas como resgate da origem do povo paulista e como o conhecemos hoje.
 
emanações sonoras | 2004/08
CDteca com sons e imagens do centro da cidade de São Paulo e carro de vendedor ambulante.
Esse trabalho permite adaptação ao espaço expositivo. As caixas de som serão distribuídas pelo museu de acordo com as coordenadas da cartografia, mantendo a relação das distâncias entre os pontos. (sobrepor a cartografia na planta do museu)

para todos | 2006
Na instalação PARA TODOS, a luz, fonte de energia aquém de distinção entre público e privado, é distribuída igualmente em panelas reunidas durante a montagem da exposição, de diferentes pessoas. A tomada, fonte de luz convencional será substituída por uma ligação direta no poste elétrico da rua, ou do quadro de força do museu, que levará luz a instalação.
 
sinais da realidade | 2002/06
Imagens da série Percursos Desvios aplicados em Backlights instalados em pneus reutilizados. São registros de vivências urbanas cujas as imagrens deixam de servir como narrativa-dicursivo-referencial para alcançar o nível da percepção. Os pneus aparecem como a ‘objetificação’ da circularidade intermitente da paisagem urbana e dos infinitos percursos derivados da malha urbana.
 
percursos desvios | 2001/03
São video-instalações que seguem os conceitos do projeto Camadas Urbanas . É o olhar atraído pela tensão das linhas que estruturam a cidade. É um conjunto de registros subjetivos da paisagem, que através de desenhos, videos e imagens impressas, pretendem discutir o espaço urbano e o tempo que o percorremos e sentimos.

multipli(cidade) | 2002
Instalação de parede idealizada a partir da utilização do desenho como matriz. Fotografias e fotocópia gigantográfica são registros digitais dessa matriz analógica como se fossem digigravuras geradas a partir da digitalização de um desenho em grafite, formato A4.
 
camadas urbanas | 1996/2002
Série de desenho de pesquisa, reflexão e representação da paisagem de São Paulo. É o olhar atraído pela tensão das linhas que estruturam a cidade. Feitos em papeis de 30 metros, suas combinações permitem ao espectador participar da reconstrução da sua própria paisagem.
 
informações concretas | 1998
Série de livros revestidos de cimento e areia, com objetos em seu interior que podem ser manipulados pelo público como um jogo tátil de construção de uma possível narrativa.